Nesta aula foram apresentados os primeiros trabalhos sobre órgãos e projetos que fazem algum programa de EAD. Foram apresentados os sites do PROINFO, da TV ESCOLA e da Fundação Roberto Marinho.
O ProInfo(Programa Nacional de Informática na Educação) tem por objetivo introduzir as TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas públicas, nos ensinos Fundamental e Médio. O Proinfo coordena também as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), que são locais onde educadores e especialistas em hardwares e softwares se reunem para desenvolverem novas ferramentas de ensino. Existem mais de 370 núcleos espalhados pelo Brasil. O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância - SEED, por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica - DITEC, em parceria com as Secretarias Estaduais e algumas Municipais de Educação .
A TV ESCOLA é um canal que serve para subsidiar a escola. Auxilia o professor com diversos documentários, prograas via web e até mesmo com materiais impressos. Lá também é possível verificar dicas de aulas, enfim, é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de ensino.
A Fundação Roberto Marinho é uma instituição que não tem fins lucrativos e possui vários projetos de Educação, Meio Ambiente, Patrimônio e Televisão que mantém com a ajuda de parceiros da iniciativa pública e da iniciativa privada.Um dos mais famosos, que aliás foi o primeiro, é o telecurso 2000, que propicia a estudantes que não puderam terminar seus estudos a oportunidade para fazê-lo.
Semana que vem é o nosso trabalho. Publicaremos sobre o PROFORMAÇÃO.
Até lá.
O trio das graduandas em licenciatura de matemática estão participando com atenção nas aulas de EAD. Apresentaram suas sínteses com clareza e fundamentação, divulgaram informações de programas e projetos de formação continuada na esfera governamental e ONG para docentes na modalidade da EAD. O desafio é torná-lo mais acessível aos docentes. Então mãos à obra!
ResponderExcluir